A+ A A-

Fiódor Dostoiévski em diálogo com Hegel e Allan Kardec: 'O sonho de um homem ridículo' e a história como a cicatrização do espírito

Curso de extensão a ser ministrado pelo escritor e professor universitárioFlávio Ricardo Vassolerpara os alunos de graduação e pós-graduação do curso de Ciências da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais. Coordenação do Prof. Dr.Jimmy Sudário Cabral. Dias 17 e 18 de dezembro, das 19h às 22h30, no Instituto de Ciências Humanas (ICH) da UFJF (campus) - Rua José Lourenço Kelmer, S/Nº - São Pedro, Juiz de Fora - MG.

 

No curso em questão, analisaremos o conto "O sonho de um homem ridículo" (1877), do escritor russo Fiódor Dostoiévski (1821-1881), a partir de dois diálogos fundamentais: o primeiro se dará com a "Filosofia da História" (publicada postumamente em 1837), de Georg Wilhelm Friedrich Hegel (1770-1831), precisamente a partir do conceito de cicatrização do espírito, isto é, por meio da noção de que a racionalidade histórica, em seu movimento dialético e astucioso, tem o potencial de promover novas (e dolorosas) sínteses a partir de rupturas e cisões – algo que, segundo Hegel (e Dostoiévski), a percepção que se atém apenas ao caráter insuportável do sofrimento niilista não conseguiria apreender.

O segundo diálogo fundamental – diálogo derivado da dialética envolvendo Hegel e Dostoiévski – se dará com o autor francês Hippolyte Léon Denizard Rivail, mais conhecido como Allan Kardec (1804-1869), o fundador da doutrina espírita. Nesse sentido, nos posicionaremos de modo diferente em relação a autores da fortuna crítica dostoievskiana que tendem a circunscrever o escritor russo nos limites estritos da Ortodoxia. A cicatrização do espírito sobre a qual Hegel e Dostoiévski discorrem, a meu ver, tem o potencial de sondar aspectos do além-mundo que, conforme discutiremos, aproximam a viagem intergaláctica e transcendental do homem ridículo das reflexões de Kardec sobre a evolução e a reencarnação do espírito.

Referências bibliográficas:

DOSTOIÉVSKI, Fiódor. "O sonho de um homem ridículo". Tradução de Vadim Nikitin. São Paulo: Editora 34, 2003.

________ . "Um paradoxalista". In: A Writer’s Diary, Volume 1, 1873-1876. Evanston, Illinois: Northwestern University Press, 1994, pp. 452-457.

FRANK, Joseph. "Dostoiévski: As Sementes da Revolta, 1821-1849". São Paulo: Edusp, 1999.

________ . "Dostoiévski: Os Anos de Provação, 1850-1859". São Paulo: Edusp, 1999.

________ . "Dostoiévski: Os Efeitos da Libertação, 1860-1865". São Paulo: Edusp, 2002.

________ . "Dostoiévski: Os Anos Milagrosos, 1865-1871". São Paulo: Edusp, 2003.

________ . "Dostoiévski: O Manto do Profeta, 1871-1881". São Paulo: Edusp, 2009.

________ . "Dostoevsky: The Mantle of the Prophet, 1871-1881". New Jersey: Princeton University Press, 2003.

HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. "A razão na história: uma introdução geral à filosofia da história". São Paulo: Centauro: 2001.

________ . "Filosofia da História". Brasília: Editora da UnB, 1995.

KARDEC, Allan. "Obras Póstumas". São Paulo: IDE, 2008.

________ . "O Céu e o Inferno". Rio de Janeiro: Federação Espírita Brasileira, 1944.

________ . "O Evangelho segundo o Espiritismo". São Paulo: Cultrix, 2004.

________ . "O Livro dos Espíritos". São Paulo: IDE, 2009.

VASSOLER, Flávio Ricardo. "A cicatrização do espírito e sua via crucis". Link para o ensaio no Portal Heráclito:http://www.portalheraclito.com.br/index.php/materias/diretamente-dos-estados-unidos/341/a-cicatrizacao-do-espirito-e-sua-via-crucis.html.

________ . "Crime sem castigo". Link para o ensaio no Portal Heráclito: http://www.portalheraclito.com.br/index.php/materias/diretamente-dos-estados-unidos/360/crime-sem-castigo.html.

________ . "Deus em Atlântida". Link para o ensaio no Portal Heráclito: http://www.portalheraclito.com.br/index.php/materias/diretamente-dos-estados-unidos/345/deus-em-atlantida.html.

________ . "Dostoiévski e Bergman: O niilismo da modernidade". São Paulo: Intermeios, 2012.

________ . "Fiódor Dostoiévski e o subsolo do niilismo". Link para o ensaio no Portal Heráclito: http://www.portalheraclito.com.br/index.php/materias/diretamente-dos-estados-unidos/362/fiodor-dostoievski-e-o-subsolo-do-niilismo.html.

________ . "Fiódor Dostoiévski, o navio como o elogio do naufrágio". Link para o ensaio no Portal Heráclito:http://www.portalheraclito.com.br/index.php/materias/diretamente-dos-estados-unidos/337/fiodor-dostoievski-o-navio-como-o-elogio-do-naufragio.html.

________ . "Patíbulo e perdão". In: Revista Cult, nº. 200, abril de 2015, pp. 50-55.

Avalie este item
(0 votos)
Flávio Ricardo Vassoler

Flávio Ricardo Vassoler, escritor e professor, é mestre e doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada pela FFLCH-USP, com estágio doutoral junto à Northwestern University (EUA). É autor das obras literárias Tiro de Misericórdia (nVersos, 2014) e O Evangelho segundo Talião (nVersos, 2013) e organizador do livro de ensaios Fiódor Dostoiévski e Ingmar Bergman: O niilismo da modernidade (Intermeios, 2012). Periodicamente, atualiza o Portal Heráclito, www.portalheraclito.com.br, página em que posta fragmentos de seus trabalhos literários, os programas do Espaço Heráclito e fotonarrativas de suas viagens pelo mundo.

voltar ao topo