A+ A A-

Camus, Sartre, Beckett e Brecht: Filosofia e crítica da existência

Meus amigos,

Gostaria de convidar a todos para o curso que vou ministrar, em janeiro de 2016, na Casa do Saber, em São Paulo:

"Camus, Sartre, Beckett e Brecht: Filosofia e crítica da existência". Link para o curso no site da Casa do Saber: http://casadosaber.com.br/sp/cursos/ferias/camus-sartre-beckett-e-brecht.html

Sinopse do curso:

Partiremos do egocentrismo cínico de Jean Baptiste Clamence, protagonista de "A queda", de Albert Camus, para analisarmos as afinidades eletivas entre hedonismo e autoflagelação. A queda camusiana nos confinará "Entre quatro paredes", peça de Jean-Paul Sartre, de modo a esgarçarmos a convivência humana que já não suporta a si mesma. Quando os escombros conseguirem mutilar até mesmo a lembrança de nossas moradas, Vladimir e Estragon, protagonistas – ou pior, as quase não-personagens – da peça "Esperando Godot", de Samuel Beckett, nos revelarão a ontologia dos homens e mulheres como seres-à-espera-de. Por fim, "A resistível ascensão de Arturo Ui", de Bertolt Brecht, transformará os escombros em material para barricadas que se contraponham à sociopatologia da vida cotidiana e que voltem a instigar o ímpeto por reconciliação.

Quando: 19/01 (terça) e 21/01 (quinta); 26/01 (terça) e 28/01/16 (quinta), das 20h às 22h.

Aula 1, 19/01: "A queda", de Albert Camus: narcisismo e autoflagelação, hedonismo e morbidez.

Aula 2, 21/01: "Entre quatro paredes", de Jean-Paul Sartre: o homem é um animal social?

Aula 3, 26/01: "Esperando Godot", de Samuel Beckett: o homem, animal social, e a paz entre os escombros.

Aula 4, 28/01: "A resistível ascensão de Arturo Ui", de Bertolt Brecht: contra a sociopatologia da vida cotidiana.

Onde: Casa do Saber - Rua Dr. Mario Ferraz, 414, Jardins, São Paulo. Informações e inscrições pelo telefone (11) 3707-8900.

Conto com a presença de todos vocês!

Flávio Ricardo Vassoler

Avalie este item
(0 votos)
Flávio Ricardo Vassoler

Flávio Ricardo Vassoler, escritor e professor, é mestre e doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada pela FFLCH-USP, com estágio doutoral junto à Northwestern University (EUA). É autor das obras literárias Tiro de Misericórdia (nVersos, 2014) e O Evangelho segundo Talião (nVersos, 2013) e organizador do livro de ensaios Fiódor Dostoiévski e Ingmar Bergman: O niilismo da modernidade (Intermeios, 2012). Periodicamente, atualiza o Portal Heráclito, www.portalheraclito.com.br, página em que posta fragmentos de seus trabalhos literários, os programas do Espaço Heráclito e fotonarrativas de suas viagens pelo mundo.

voltar ao topo