A+ A A-

Os fascismos: Filosofia e literatura em diagnósticos do cotidiano

"Os fascismos: Filosofia e literatura em diagnósticos do cotidiano". Curso na Casa do Saber, em São Paulo, a ser ministrado pelo escritor e professor Flávio Ricardo Vassoler. Quando: 25/02; 03/03; 10/03; 17/03/16 (quintas-feiras), das 20h às 22h. Onde: Casa do Saber - Rua Dr. Mario Ferraz, 414, Jardins, São Paulo. Informações e inscrições pelo telefone (11) 3707-8900. Link para o curso no site da Casa do Saber: http://casadosaber.com.br/sp/cursos/cursos-de-fevereiro/os-fascismos.html.

Meus amigos,

Gostaria de convidar a todos para o curso que vou ministrar, em fevereiro e março de 2016, na Casa do Saber, em São Paulo:

"Os fascismos: Filosofia e literatura em diagnósticos do cotidiano". Link para o curso no site da Casa do Saber: http://casadosaber.com.br/sp/cursos/cursos-de-fevereiro/os-fascismos.html.

Sinopse do curso:

Partiremos dos dilemas hedonistas e utilitários de Raskólnikov, protagonista do romance "Crime e Castigo", de Fiódor Dostoiévski, para, em diálogo com as obras "Origens do Totalitarismo", de Hannah Arendt, "Psicologia de Massas do Fascismo", de Wilhelm Reich, e "Dialética do Esclarecimento", de Theodor Adorno e Max Horkheimer, entendermos como o fascismo se insinua como a introjeção/naturalização da barbárie em meio ao movimento do progresso e da civilização. Ao fim e ao cabo, o romance "As Benevolentes", de Jonathan Littell, e o documentário "The Act of Killing", de Joshua Oppenheimer, nos desvelarão a contemporaneidade como o recrudescimento de crimes sem castigo.

Quando: 25/02; 03/03; 10/03; 17/03/16 (quintas-feiras), das 20h às 22h.

Aula 1, 25/02/16: "Crime e Castigo", de Fiódor Dostoiévski, e a genealogia do utilitarismo filofascista.

Aula 2, 03/03/16: "Origens do Totalitarismo", de Hannah Arendt, e "Psicologia de Massas do Fascismo", de Wilhelm Reich: a personaidade autoritária como alicerce do cotidiano.

Aula 3, 10/03/16: "Dialética do Esclarecimento", de Theodor Adorno e Max Horkheimer: progresso, civilização e introjeção/naturalização da barbárie.

Aula 4, 17/03/16: Crimes sem castigo: "As Benevolentes", de Jonathan Littell, e "The Act of Killing", documentário de Joshua Oppenheimer. (Haverá a apresentação prévia do documentário.)

Onde: Casa do Saber - Rua Dr. Mario Ferraz, 414, Jardins, São Paulo. Informações e inscrições pelo telefone (11) 3707-8900.

Conto com a presença de todos vocês!

Flávio Ricardo Vassoler

Avalie este item
(0 votos)
Flávio Ricardo Vassoler

Flávio Ricardo Vassoler, escritor e professor, é mestre e doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada pela FFLCH-USP, com estágio doutoral junto à Northwestern University (EUA). É autor das obras literárias Tiro de Misericórdia (nVersos, 2014) e O Evangelho segundo Talião (nVersos, 2013) e organizador do livro de ensaios Fiódor Dostoiévski e Ingmar Bergman: O niilismo da modernidade (Intermeios, 2012). Periodicamente, atualiza o Portal Heráclito, www.portalheraclito.com.br, página em que posta fragmentos de seus trabalhos literários, os programas do Espaço Heráclito e fotonarrativas de suas viagens pelo mundo.

voltar ao topo