A+ A A-

Any customer can have a car painted any colour that he wants so long as it is black

Chicago, 14 de março de 2015

Moscou, 09 de outubro de 2008

     Em uma aula de língua russa na Российский Университет Дружбы Народов (Rossiiskii Universitet Drujby Narodov), a Universidade Russa da Amizade dos Povos:

     - Professora, por favor, o que significa закон (zakon)?

            - “Norma, lei, Direito”, Ricardo.

            Em russo, existe o verbo закончить (zakontchit’), que significa “terminar, dar cabo”. Algumas palavras acima, o dicionário descobre o adjetivo закономерный (zakonomernyi), que quer dizer “natural, legítimo, lógico”.

2002. Éramos todos calouros empolgados para a primeira aula do curso de Direito.

Teoria Geral do Estado (TGE).

O Professor Titular Pós-Doutor Hermenegildo da Costa Alcântara Ribeiro dos Reis Filho e Neto sala adentro, todos nos levantamos.

– Doutores!

Ouvimos, então, toda a judiciosa estória do Professor Titular Pós-Doutor Hermenegildo da Costa Alcântara Ribeiro dos Reis Filho e Neto.

[Muita emoção. (Alguns bocejos.)]

– Doutores, os senhores têm consciência da enorme responsabilidade que recai sobre seus costados jurídicos?

Silêncio de olhos arregalados.

3 horas, 46 minutos e muitos adjetivos depois, o Professor Titular Pós-Doutor Hermenegildo da Costa Alcântara Ribeiro dos Reis Filho e Neto arremata a aula inaugural:

– Doutores, se os senhores eventualmente se dispuserem a fazer Justiça, saibam desde já que se encontram no lugar errado.

Pouco tempo depois:

– Você vai mesmo largar o Direito?

Eu já não assistia mais às aulas.

– Mas o que é que você vai fazer?

À época, eu queria estudar Marx.

No Largo São Francisco, os filhos e os netos dos antigos integrantes do CCC, o Comando de Caça aos Comunistas, engatilhavam os soslaios.

Os 5 dissidentes do curso nos entreolhávamos. A Teoria Crítica de Max Horkheimer, Theodor Adorno e Walter Benjamin nos parecia o instrumento que o Direito, 1 mês depois do início terminal, não nos forneceria.

2003. Éramos todos calouros empolgados para a primeira aula do curso de Ciências Sociais.

Teoria Geral da Sociedade (TGS).

O Professor Titular Pós-Doutor Hermínio Gildo da Costa Alcântara Ribeiro dos Reis Filho e Neto sala adentro, levantamos os olhos.

– Boa tarde!

Ouvimos, então, toda a engajada estória do Professor Titular Pós-Doutor Hermínio Gildo da Costa Alcântara Ribeiro dos Reis Filho e Neto.

[Muitos bocejos. (Alguma emoção.)]

– Vocês têm consciência da enorme responsabilidade que recai sobre suas mentes científicas?

Silêncio de olhos arregalados.

3 horas, 46 minutos e muitas conjunções depois, o Professor Titular Pós-Doutor Hermínio Gildo da Costa Alcântara Ribeiro dos Reis Filho e Neto arremata a aula inaugural:

– Se vocês eventualmente se dispuserem a um pensamento crítico, desde já tenham ciência de que se encontram no lugar inadequado.

Pouco tempo depois, os camaradas de curso já me perguntavam:

– Você largou mesmo o Direito?

Eu já não assistia mais às aulas.

– Mas o que é que você veio fazer aqui?

À época, eu queria estudar Marx sem dogmatismo.

Os filhos e os netos de antigos partidários dos Partidos – PC, PCB, PC do B, P racha do C, PC racha do B, PC do B racha do PCB etc. do etc. – engatilhavam os soslaios como os fuzileiros do paredón.

Os inúmeros dissidentes nos entreolhávamos. A Teoria Crítica de Max Horkheimer, Theodor Adorno e Walter Benjamin nos parecia o instrumento que as Ciências Sociais, 1 mês depois do início terminal, não nos forneceriam.

– Professor Titular Pós-Doutor Hermenegildo da Costa Alcântara Ribeiro dos Reis Filho e Neto, será que o Senhor permitir-me-ia estudar Pachukanis, jurista soviético e teórico das relações entre Direito e transformação social?

Decreto do Professor Titular Pós-Doutor Hermenegildo da Costa Alcântara Ribeiro dos Reis Filho e Neto 3 horas, 46 minutos e muitas conjunções depois: Teoria Geral do Direito, do Emérito Professor Pós-Doutor Honoris Causa Miguel Reale.

– Professor Titular Pós-Doutor Hermínio Gildo da Costa Alcântara Ribeiro dos Reis Filho e Neto, será que o senhor me orientaria no estudo de Robert Kurz, ensaísta alemão e teórico do marxismo para além das contradições da causa operária?

Diretriz do Professor Titular Pós-Doutor Hermínio Gildo da Costa Alcântara Ribeiro dos Reis Filho e Neto 3 horas, 46 minutos e muitos adjetivos depois: Que fazer?, de Vladimir Ilitch Ulianov, também conhecido como Lênin.

Any customer can have a car painted any colour that he wants so long as it is black”. (Henry Ford)

Aula de russo:

– Professora, por favor, o que significa закон (zakon)?

– “Norma, lei, Direito”, Ricardo.

(Não à toa a Justiça tem os olhos amordaçados.)

Em russo, existe o verbo закончить (zakontchit’), que significa “terminar, dar cabo”. Algumas palavras acima, o dicionário descobre o adjetivo закономерный (zakonomernyi), que quer dizer “natural, legítimo, lógico”.

Eis o corredor polonês do pensamento:

“Como pode o pensamento crítico transcender a circulação do meramente vigente, à qual, por outro lado, ele deve a possibilidade da própria existência?” (Theodor Adorno)  Eis o pensamento no corredor polonês:

Como pode a possibilidade da própria existência transcender a circulação do meramente vigente, à qual, por outro lado, ela deve o pensamento crítico? 

Avalie este item
(5 votos)
Flávio Ricardo Vassoler

Flávio Ricardo Vassoler, escritor e professor, é mestre e doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada pela FFLCH-USP, com estágio doutoral junto à Northwestern University (EUA). É autor das obras literárias Tiro de Misericórdia (nVersos, 2014) e O Evangelho segundo Talião (nVersos, 2013) e organizador do livro de ensaios Fiódor Dostoiévski e Ingmar Bergman: O niilismo da modernidade (Intermeios, 2012). Periodicamente, atualiza o Portal Heráclito, www.portalheraclito.com.br, página em que posta fragmentos de seus trabalhos literários, os programas do Espaço Heráclito e fotonarrativas de suas viagens pelo mundo.

voltar ao topo