A+ A A-

A história segundo Nietzsche - Caderno Aliás, O Estado de S. Paulo - Flávio Ricardo Vassoler

  • 0

Acaba de ser publicado, no caderno literário "Aliás", do jornal "O Estado de S. Paulo" (03/09/17), o ensaio "A história segundo Nietzsche" [título original: “Sobre a utilidade e a desvantagem da história como amnésia”], de autoria do escritor e professor Flávio Ricardo Vassoler, doutor em Teoria Literária pela FFLCH-USP. [Segue o link para o ensaio publicado também na versão online do "Aliás": "Nietzsche questiona a utilidade da história e prega esquecimento": 

Leia mais ...

"Marina Tsvetaeva e a arte como parto (e aborto) do tempo histórico", de autoria do escritor e professor Flávio Ricardo Vassoler

  • 0

Acaba de ser publicado, no caderno literário "Aliás", do jornal "O Estado de S. Paulo" (06/08/17), o ensaio "Marina Tsvetaeva e a arte como parto (e aborto) do tempo histórico", de autoria do escritor e professor Flávio Ricardo Vassoler, doutor em Teoria Literária pela FFLCH-USP. [Segue o link para o ensaio publicado também na versão online do "Aliás": "Marina Tsvetaeva e a arte como parto (e aborto) do tempo histórico": 

Leia mais ...

"Diálogo de excluídos num ensaio exemplar de Brecht"

  • 0

No último domingo (20/08/17), foi publicado, no caderno literário "Aliás", do jornal "O Estado de S. Paulo", o ensaio "Diálogo de excluídos num ensaio exemplar de Brecht" [título original: "A cadela do fascismo está sempre no cio"], de autoria do escritor e professor Flávio Ricardo Vassoler, doutor em Teoria Literária pela FFLCH-USP. [Segue o link para o ensaio publicado também na versão online do"Aliás": "Brecht narra 2.ª Guerra Mundial do ponto de vista dos refugiados": http://alias.estadao.com.br/noticias/geral,brecht-narra-2-guerra-mundial-do-ponto-de-vista-dos-refugiados,70001938928.]

Leia mais ...

Tolstói e a guerra do Cáucaso (título original: "'Khadji-Murát', de Liev Tolstói, como o elogio do naufrágio")

  • 0

Acabam de ser publicados, na capa do caderno literário "Aliás", do jornal "O Estado de S. Paulo" (09/07/17), os ensaios "Tolstói e a guerra do Cáucaso" (título original: "'Khadji-Murát', de Liev Tolstói, como o elogio do naufrágio") e "A vida como profissão de fé para o mestre russo" (título original: "'Confesso que sobrevivi': Tolstói, suicídio e redenção"), de autoria do escritor e professor Flávio Ricardo Vassoler, doutor em Teoria Literária pela FFLCH-USP.

Leia mais ...

Publicado, no caderno 'Aliás', do jornal 'O Estado de S. Paulo' (25/06/17), o ensaio 'Como um garoto escapou das garras da polícia nazista', de Flávio Ricardo Vassoler"

  • 0

Acaba de ser publicado, no caderno dominical "Aliás", do jornal "O Estado de S. Paulo" (25/06/17), o ensaio "Como um garoto escapou das garras da polícia nazista" (título original: "Marcel Cohen, o ourives da memória"), de autoria do escritor e professor Flávio Ricardo Vassoler, doutor em Teoria Literária pela FFLCH-USP.

Leia mais ...

Publicado, na 'RUS - Revista de Literatura e Cultura Russa da USP', novo artigo de Flávio Ricardo Vassoler: 'Um diálogo entre Dostoiévski, Agostinho de Hipona e Allan Kardec: uma possível via crucis para a cicatrização do espírito?

  • 0

Acaba de ser publicado na "RUS – Revista de Literatura e Cultura Russa" (volume 8, número 9, 2017), periódico acadêmico do Departamento de Letras Orientais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, um artigo de minha autoria intitulado "UM DIÁLOGO ENTRE DOSTOIÉVSKI, AGOSTINHO DE HIPONA E ALLAN KARDEC: UMA POSSÍVEL VIA CRUCIS PARA A CICATRIZAÇÃO DO ESPÍRITO?” -- eis o link para o texto: http://www.revistas.usp.br/rus/article/view/127996/129669

Leia mais ...
Assinar este feed RSS