A+ A A-

"E se o que Elena deseja ainda não tiver nome?", texto de Flávio Ricardo Vassoler publicado no blog oficial do filme "Elena" (2012), de Petra Costa

Imagem Divulgação Imagem Divulgação

"E SE O QUE ELENA DESEJA AINDA NÃO TIVER NOME?", texto de autoria do escritor e professor Flávio Ricardo Vassoler publicado no blog oficial do formidável filme "Elena" (2012), direção de Petra Costa. Eis o link para o texto: http://www.elenafilme.com/blog/e-se-o-que-elena-deseja-ainda-nao-tiver-nome/.

Meus amigos e amigas,

Em meados de janeiro, assisti ao filme "Elena", dirigido pela mineira Petra Costa. [De pronto, digo a vocês que é impossível esquecer a voz algo rouca e terna de Petra, a narradora-personagem dessa verdadeira obra-prima. (O sotaque mineiro de Petra ficou ressoando no lago do meu imaginário como aqueles círculos concêntricos que se propagam quando rompemos a calmaria do lago com a Blitzkrieg de pedrinhas atiradas a esmo.)]

(Eis o trailer de "Elena": https://www.youtube.com/watch?v=1Mh84D5nv1o.)

"Elena" e Elena, irmã de Petra, me afetaram de tal maneira, pessoal, que eu sabia que não dormiria de forma alguma se aquela visceralidade toda não desaguasse textualmente. Tão logo o filme terminou, eu me pus a escrever.

Foi assim que eu me perguntei e agora lhes pergunto:

"E SE O QUE ELENA DESEJA AINDA NÃO TIVER NOME?":

http://www.elenafilme.com/blog/e-se-o-que-elena-deseja-ainda-nao-tiver-nome/.

Avalie este item
(0 votos)
Flávio Ricardo Vassoler

Flávio Ricardo Vassoler, escritor e professor, é mestre e doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada pela FFLCH-USP, com estágio doutoral junto à Northwestern University (EUA). É autor das obras literárias Tiro de Misericórdia (nVersos, 2014) e O Evangelho segundo Talião (nVersos, 2013) e organizador do livro de ensaios Fiódor Dostoiévski e Ingmar Bergman: O niilismo da modernidade (Intermeios, 2012). Periodicamente, atualiza o Portal Heráclito, www.portalheraclito.com.br, página em que posta fragmentos de seus trabalhos literários, os programas do Espaço Heráclito e fotonarrativas de suas viagens pelo mundo.

voltar ao topo